Resumos

Os resumos enviados para a IV Jornada Discente do DGP serão avaliados pela comissão organizadora para apresentação oral durante o evento. Os trabalhos serão publicados de maneira online no boletim "Paleontologia em Destaque" da Sociedade Brasileira de Paleontologia, que pode ser acessado livremente através do site: http://www.sbpbrasil.org/
As normas de formatação dos resumos submetidos devem seguir os padrões descritos abaixo. Para visualização de um exemplo, baixe um modelo.


Formatação 

Os resumos devem ser redigidos no processador de texto Word ou equivalente em fonte Times New Roman e espaçamento simples. Os arquivos devem ser salvos em extensão .rtf (rich text format). Para evitar problemas na identificação dos arquivos, os autores devem adotar o seguinte padrão para o nome do arquivo a ser salvo e enviado: sobrenome do autor ou autores (et al para 3 ou mais autores), sigla da instituição do primeiro autor, tema do trabalho ou idade estudada. Não devem ser usados acentos ou vírgulas. Veja os exemplos abaixo:
 
Silva CPRM Sphenodontia.rtf
Avilla Silva UNIRIO Ecologia.rtf
Cardoso et al UFRJ Pleistoceno.rtf
 
A página deve apresentar tamanho A4, com margens superior e inferior iguais a 2,5 cm e margens direita e esquerda iguais a 3 cm.
 
O título do resumo deverá ser em letras maiúsculas e minúsculas, tamanho 12, em negrito e alinhado à esquerda, com até 30 palavras, sem ponto final.
 
Os nomes dos autores devem estar abaixo do título, separados por duas linhas, letras em maiúsculas e minúsculas, alinhado à direita, com negrito e fonte tamanho 9. Se houver dois autores da mesma instituição, estes deverão ser listados lado a lado separados pelo caractere &, sendo o endereço listado apenas uma vez.
 
Abaixo do nome de cada autor deverá constar o endereço, em fonte tamanho 8, também alinhado à direita, contendo os seguintes itens: nome da instituição, do setor e/ou departamento, endereço completo e endereço de email (em itálico, sem hiperlink).
 
Os resumos devem ser redigidos em parágrafo único e conter os elementos básicos de um texto científico (Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão e Conclusões) integrados ao texto, sem subdivisões.
 
O texto do resumo deve ter no máximo 30 linhas e estar separado dos endereços de autores por duas linhas, com fonte tamanho 10, alinhamento justificado, sem tabulação ou recuo de parágrafo. Tanto no título quanto no texto do resumo, nomes de gênero ou espécie devem ser colocados em itálico e devem ser mantidos caracteres sobrescritos ou subscritos, quando necessários.
 
Se houver necessidade de mencionar que um autor é bolsista de determinada agência de fomento, o nome deste deve ser seguido de um asterisco e a informação sobre o tipo de bolsa e a sigla da agência deve constar no final do resumo, logo após o ponto final, entre colchetes. No caso de mais de um autor nessa situação no mesmo trabalho, deve-se aumentar o número de asteriscos até o necessário e listar todos dentro do mesmo colchete, separados por ponto e vírgula.
 
Citações bibliográficas devem ser evitadas e só serão aceitas quando extremamente necessárias para o desenvolvimento do texto. Nesse caso, deve-se colocar a referência no texto, entre colchetes, de forma abreviada. Quando houver três autores ou mais, utilizar a abreviatura et al.



Exemplos:


Artigo em revista científica:
[Cusminsky & Whatley. 2000. Ameghiniana 37(2):205-212]
Livro:
[Bromley. 1996. Trace Fossils. Chapman & Hall, 361 p.]
Capítulo de livro:
[Cruz. 2000. In: Carvalho (ed.) Paleontologia, Interciência, p. 213-221]
Artigo em anais de congresso:
[Schneider et al. 1974. XXIV CONGR. BRAS. GEOL., 1:41-65]
Resumo em anais de congresso:
[Netto & Rossetti. 2003. XVIII CONGR. BRAS. PALEONT., Resumos, p. 214]


Comissão Organizadora da IV Jornada Discente do DGP - Museu Nacional/UFRJ



Modelo para resumo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário